quarta-feira, 16 de junho de 2010

É POSSÍVEL RECUPERAR-SE DO USO DE DROGAS SEM INTERNAÇÃO?

É comum ouvir entre as pessoas, que um dependente químico, para se recuperar do vício e levar uma vida normal, tem que ser afastado da sociedade e ser submetido a um tratamento com alguns meses de duração, em um lugar isolado e longe de qualquer possibilidade de uso de drogas. Algumas pessoas acreditam que com alguns meses sem uso de drogas, depois de o organismo desintoxicar, a pessoa conseguirá parar de usar drogas definitivamente e se voltar a usar drogas, é por falta de caráter, vontade ou algo do tipo.
Se a dependência química fosse uma doença física, este argumento poderia ser verdadeiro, porém, sabemos que a dependência química é uma doença espiritual, com graves conseqüências físicas é verdade, mas sua origem e desenvolvimento se dão na alma, nos sentimentos e no entendimento.

Quando fui internado pela primeira vez, após o terceiro mês de isolamento em uma fazenda para recuperação de dependentes químicos, tive a sensação de que nunca mais iria voltar a usar drogas. Desintoxicado, bem alimentado e praticando esportes, estava fisicamente recuperado.


Após 130 dias de internação, recebi alta, era jovem e meu maior desejo era voltar a estudar, trabalhar para construir um futuro digno. Porém depois de dois meses após a saída da internação, lá estava eu novamente no vício, com mais voracidade que antes e muito mais auto-destrutivo.
O que houve? Quando usei drogas pela primeira vez, não imaginava onde as drogas iriam me levar, não pensei que iria chegar ao fundo do poço, quase destruir minha vida e minha família, pensava que iria conseguir controlar, sem dúvida, na primeira vez me iludi, me auto- enganei, achando que não me viciaria. Achava que pararia de usar quando quisesse. Enganei-me!
Porém, quando recaí, após cinco meses internado e mais dois meses na rua, freqüentando um grupo de recuperação sem usar drogas, não havia desculpas, já sabia do poder destrutivo das drogas e que não podia controlar o uso uma vez que o iniciava, e alem do mais, meu organismo estava limpo e recuperado, eram sete meses sem uso de drogas. Para completar eu tinha sonhos, queria estudar, trabalhar, conhecer uma garota decente, casar, ter filhos e ainda, eu tinha todo apoio da minha família. E eu não era uma pessoa sem caráter, aliás, nunca fui!
Então, porque recaí?
A dependência química é uma doença comportamental, sendo assim, só é detida com a mudança do comportamento autodestrutivo, está mudança não é fácil de ser realizada, pois este comportamento é um traço marcante do indivíduo, que na maioria dos casos o acompanha há anos. No meu caso, os sentimentos de inferioridade, orgulho, baixa auto-estima e eterna insatisfação, ditavam meu comportamento.
Como mudar?
O primeiro passo para a mudança é a admissão que é necessário mudar! Admitir que algo está errado!
Se uma pessoa, não admite que tem um problema, ela nunca irá conseguir se libertar deste problema. Por isso, a recuperação não depende da igreja, da família, do pastor, da clínica de recuperação. A sua recuperação depende de você!
Uma vez admitido o problema (e isso já é um grande passo), o dependente químico está pronto para começar a se recuperar.
É importante lembrar que ninguém muda de um dia para o outro, porém o dependente químico não tem muito tempo, pois se o uso de drogas não for detido, o dependente poderá perder a vida a qualquer momento. Não é necessário lembrar que a conseqüência final do uso de drogas é a morte!
A princípio o recuperando deverá evitar lugares e pessoas que estão relacionadas ao seu uso de drogas.
Quem quer se recuperar não pode freqüentar bares, pontos de venda de drogas, baladas e similares. É importante saber, álcool é droga! Uma latinha de cerveja não mata ninguém, mas uma simples latinha de cerveja faz com que um dependente químico, acabe voltando ao uso de drogas!
Quem quer se recuperar, não pode andar com quem usa drogas, em hipótese alguma! Se você voltar a andar com usuários de drogas, você voltará ao uso!
Quem quer se recuperar tem que preencher seu tempo com atividades que o remeta à recuperação.
Nos primeiros meses, a obsessão (pensamento fixo no uso de drogas) e a compulsão (uso descontrolado de drogas) são o grande desafio do recuperando. Por isso é importante que o recuperando esteja todos os dias envolvido com a recuperação, em grupos de recuperação, igrejas etc.
É importante buscar amigos dentro de ambientes saudáveis, como por exemplo, nos citados no parágrafo anterior. No começo é difícil, pois o uso de drogas por um tempo prolongado nos torna diferente das outras pessoas, sentimos e reagimos diferente, mesmo sabendo que para Deus somos iguais. Esforce-se para fazer amigos que agregarão coisas boas a você, isso é fundamental para sua recuperação!
Os princípios contidos na bíblia são uma ferramenta poderosa, capaz de mudar o comportamento e o caráter do indivíduo. Se seguirmos este caminho seremos transformados e vivenciaremos o milagre, que é ficarmos uma hora sem usar drogas, esta hora se multiplicará e logo, será um dia, um mês, um ano, uma nova vida! Este é o milagre: Uma nova vida, sem drogas.
A internação ajuda, porém, nem todos tem acesso, além disso, o ambiente mais apropriado para a recuperação é o ambiente onde o recuperando vai ter que viver. Não adiante ficar meses internado, se adaptando a uma realidade que não é a sua, pois quando você voltar para sua realidade irá ter problemas e poderá voltar ao uso. Portando, pratique os princípios que foram apresentados neste texto, faça sua parte e viverá o milagre.

Funcionou para mim, funcionará para você!

155 comentários:

  1. fernando, muita luz para você, muita sabedoria nesta derota (retorno a rota original), e continue a compartilhar seus pensamentos, curas e tormentos. namastê.
    Daniel O Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma nova substancia chamada de IBOGAINA ou IBOGA promete acabar com a dependência das drogas e recuperar pessoas de depressões profunda. 100% das pessoas que tomam relatam que perderam totalmente a vontade de usar qualquer tipo de droga. O interessante é que 20% acabam voltando por habito e não por vontade de usar. Mas 80% de recuperação já é um feito jamais alcançado, digno de premio Nobel!
      Esta clinica faz o tratamento sem necessidade de internação e com valores e forma de pagamento acessível para todos www.ibtaibogaina.com.br
      Obs. repassem essa informação, você pode salvar não só o usuário, mas toda sua família!

      Excluir
    2. Onde se pode ler mais sobre os estudos e pesquisas e resultados sobre a ibogaina?

      Excluir
    3. Meu filho fez o tratamento com Ibogaína e recaiu com pouco mais de um mês. Se não houver conscientização nada funciona

      Excluir
    4. é fato de quem passou pode esclarecer melhor a ida profunda e a volta das drogas, tambem faço parte de narcoticos anonimos e a saida q tanto procurava esta se abrindo um dia de cada vez.nao percao tempo pois cada minuto e precioso quando precisa cessar o uso tamo junto nrssa luta e estamos te esperando chegar na sala de n.a ptocure uma reuniao na sua cidade vc puxar a corda para nao se afogar e morrer desmoralizado.

      Excluir
    5. Eu usei drogas durante quase 20 anos, comecei com cola de sapateiro, depois maconha, cocaina, crack, lsd, alcool, cigarros, fui nóia mesmo.
      Me internei uma vez apenas e não funcionou.
      A chave da recuperação de um usuário é a educação da mente, educação da vontade e do pensamento. Se você abstrair do pensamento e da imaginação o usar drogas, ou seja, se você conseguir controlar a mente quando ela te faz imaginar usando drogas, você nunca mais usará, mesmo nas situações de raiva e nervoso vc tem que ter essa disciplina, se você se entregar em pensamentos e se imaginar usando drogas, acabou, fatalmente irá usar novamente. Esse é o segredo, parar de se imaginar usando drogas, é a lei da atração, se imagine fazendo qualquer coisa menos usando drogas, é assim que mata o vício. Valeu!

      Excluir
    6. obrigado hoje eu começo minha longa jornada para me livrar desse mal deus te abençoe

      Excluir
    7. como vc vai fazer. estou interessada.

      Excluir
  2. Fernando continue assim testemunhando para as pessoas que a uma saída,em Deus.

    ResponderExcluir
  3. Cada dia sem drogas é um milagre, hoje 8/1/2011 já são 1.586 milagres, lembro como se fosse hoje, eu tinha quase certeza que não conseguiria, que estava condenado para sempre!
    Graças a misericórdia de Deus, aconteceu o primeiro, o segundo, o terceiro milagre...
    Um dia de cada vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando gostaria do deu e;mail ou face estou precisando de ajuda,

      Excluir
    2. meu e-mail é ferorte@hotmail.com fique a vontade para entrar em contato.

      Excluir
    3. Vou começar hoje obrigado pelas dicas

      Excluir
    4. gostei das dicas agora sei por onde começar

      Excluir
    5. me chamo Renan tenho 28 anos sou dependente há 12 anos (cocaína) estou desesperado ja penssei varias vezes em suicidar Fernando se puder me ajudar d alguma forma q deus te abençoe tem facebook? gostaria de ser seu amigo

      Excluir
    6. preciso de ajuda =/

      Excluir
    7. A todos por aqui, vou lhes contar um história verdadeira, por Deus e pelos meus filhos que os amo mais que tudo nesta vida.
      Hoje, estou a 1 ano e 8 meses longe do crack,da cocaina, maconha...
      pela primeira vez resolvi me apegar ao espiritismo para ajudar-me a sair disto.
      Na última vez que usei, crack cocaina e maconha, tudo junto, a minha mulher quiz me largar e eu pedi a Deus para não mais viver
      ,mas jamais teria a coragem de cometer um suicidio... so via que eu ia perder o que me restava na minha vida... minha mulher e meu filho
      fiquei ali deitado numa rede sem pensar em nada e só pensando e desitir de viver, quando de repente dentro meu ínfimo escutei um espirito,
      cujas preces eu não consegui escutá-las, mas pude sentir um sensação muito grande e confortante e tenho certeza que era um espirito muito
      forte porque ele me consolou a noite inteira até de manhã com uma prece impressionante sem se quer falar diretamente comigo.
      eu nunca esqueci daquele espirito, pois ele salvou a minha vida... e até hoje sou cobrado pelos meus erros.
      sugiro ler a prece do espirito obssessor quando se sentir enfraquecido.
      pois acredito que desejar a desgraça para umm obssessor é a mesma coisa que dizer para ele nunca acredtar em DEUS
      e esta prece o encoraja a seguir um bom caminho de luz e de paz, mas sempre pontuando das penas que ele ira sofrer
      caso não mude de opinião conforme o seu próprio livre arbítrio.
      Todos nós recebemos a influência dos espiritos e precisamo fortalecer o nosso anjo guardião que nos ampara
      e sofre conosco na caminhada da desgraça das drogas, mas peça com fé...
      Deus não abandona a quem tem fé...

      Excluir
    8. A todos por aqui, vou lhes contar um história verdadeira, por Deus e pelos meus filhos que os amo mais que tudo nesta vida.
      Hoje, estou a 1 ano e 8 meses longe do crack,da cocaina, maconha...
      pela primeira vez resolvi me apegar ao espiritismo para ajudar-me a sair disto.
      Na última vez que usei, crack cocaina e maconha, tudo junto, a minha mulher quiz me largar e eu pedi a Deus para não mais viver
      ,mas jamais teria a coragem de cometer um suicidio... so via que eu ia perder o que me restava na minha vida... minha mulher e meu filho
      fiquei ali deitado numa rede sem pensar em nada e só pensando e desitir de viver, quando de repente dentro meu ínfimo escutei um espirito,
      cujas preces eu não consegui escutá-las, mas pude sentir um sensação muito grande e confortante e tenho certeza que era um espirito muito
      forte porque ele me consolou a noite inteira até de manhã com uma prece impressionante sem se quer falar diretamente comigo.
      eu nunca esqueci daquele espirito, pois ele salvou a minha vida... e até hoje sou cobrado pelos meus erros.
      sugiro ler a prece do espirito obssessor quando se sentir enfraquecido.
      pois acredito que desejar a desgraça para umm obssessor é a mesma coisa que dizer para ele nunca acredtar em DEUS
      e esta prece o encoraja a seguir um bom caminho de luz e de paz, mas sempre pontuando das penas que ele ira sofrer
      caso não mude de opinião conforme o seu próprio livre arbítrio.
      Todos nós recebemos a influência dos espiritos e precisamo fortalecer o nosso anjo guardião que nos ampara
      e sofre conosco na caminhada da desgraça das drogas, mas peça com fé...
      Deus não abandona a quem tem fé...

      Excluir
  4. Oii, obrigada pela visita ^^

    Mas em relação ao seu texto... nem sempre o que vale para uma pessoa, valerá para outra. Sempre são situações diferentes, apesar de parecerem iguais.

    Um Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! é isso aí no meu caso são 16 anos longe das drogas sem clínica só força de vontade, me chamavam de tamandua de tanto que cheirava pó..

      Excluir
  5. sou esposa de um depente e luto contra isso ha anos , seu texto me deu esperança e calma para entender que e possivel basta querer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, também sou esposa de um adicto e não tive como suportar mas a situação se não junto com a mae dele intervir e interna lo ele esta la a um mês e sente a necessidade de sair. Mas ele vai ter que entender que é primeiro p vida e cura dele e depois p nossa. amo ele de mais por isso nao o abandonei e nem vou quero ajudar ele a se livrar e termos uma vida feliz como antes a saudade esta me dx doente pois eramos colados .estou eu tentando suportar ele longe mas vai valer a pena e ele vai entender que foi por amor a ele .

      Excluir
    2. vc internou ele onde, Sem ele querer, ou seja, através de justiça.

      Excluir
    3. sou esposa de um dependente quimico, ja tem quase 2 anos que ele assumiu o vicio...........minha vida esta terrivel......vende tudo..........nao sei mais o que fazer

      Excluir
    4. Oi, tenho 23 três anos e a 2 anos e meio me casei com um dependente de crack sem saber. Ele me disse ter usado algumas vezes aos 18 anos somente. Mas quando fizemos 1 ano de casados ele voltou a usar..Minha vida virou um inferno..sou uma pessoa trabalhadora e de familia e nunca gostei nem de cerveja e me vi nesta situação horrivel. Ele chegou a comprar coisas "fiado" no mercado para revender pra comprar droga..vendia o próprio celular..Tentei de tudo com ele..tentei interná-lo mas ele só ficou 15 dias dizendo que não precisava disso pra mudar e que conseguiria sozinho..Mas não conseguiu..No final das contas..eu já não tinha forças e comecei a agredi-lo. Não aguentei mais e me separei dele.Amo ele demais. Tem uns 20 dias separamos, ele voltou pra casa da mãe dele falam que ele nao está usando e que está procurando a Deus .. Queria tanto acreditar que ele nunca mais fosse usar isso e que ele iria voltar a ser uma pessoa normal! Mas estou traumatizada de tanto sofrimento..Só peço que saia dessa algum dia. Penso que se existe um inferno esse inferno são Drogas e o Diabo é o traficante..

      Excluir
    5. Meu namorado também é vítima desse crack ,mais não vou desistir dele internet ele ontem e com fé em Deus ele vai sair dessa

      Excluir
  6. Oi Fernando, continue sendo luz!! Thaís

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo seu empenho, meu namorado esta sem usar a 7 meses....internação tb não adiantou...e ele por si próprio e pela misericordia de Deus, esta vencendo esta barreira...quando se quer..é possível!!

    ResponderExcluir
  8. O intuito deste artigo não é ir contra os tratamentos por meio de internação, conheço companheiros que ficaram um período internados e estão limpos até hoje a muitos anos.

    O que quero dizer no artigo é que o requisito primordial para a recuperação é o DESEJO DO DEPENDENTE DE MUDAR DE VIDA, ou seja, o desejo do indivíduo parar de usar. Isso é algo pessoal e intransferível, não adiante a família, os amigos, a sociedade querer, quem tem que quere e fazer por onde é o dependente.

    Se houver esse desejo, o milagre acontece e a recuperação se torna possível, porém sem o desejo, a internação de nada valerá.
    Este artigo tem o propósito de falar com aqueles que por motivos diversos, não tem acesso a clinicas de recuperação, VOCÊ PODE SE RECUPERAR, não condicione sua recuperação à internação e sim a SUA RESPONSABILIDADE para com ela. Não há nada mais importante que sua recuperação, portanto invista nela.

    Obs.: não deixe para depois, pode ser tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns pra vc colega. sou da area da lei e ja aprendi muitos tipos de droga sendo que em alguns casos por serem menores de idade acabei complicando minha vida por não apresentar e acabei cheretando sob apeas curiosidade e acredito que me viciei com essas porcaria. Quero parar ñ consigo abraço pro cê pois vc venceu Ore por mim camarada que essa coiza é do demônio.

      Excluir
    2. Eu não sei mais o que fazer Fernando, estou completamente dependente de cocaína.
      Tento não lembrar dela, mais quando vou ver já estou drogado.
      É muito complicado, tem horas que acho que minha vida não tem mais jeito, mais tentarei agora usando seu exemplo.
      Que Deus me abençoe e que ilumine meus caminhos me livrando de uma vez por todas do mundo dos vícios.
      Obrigado por compartilhar essa Força!

      Excluir
    3. Tbm to na luta queria conversar a respeito sobre a cocaina e as consequencias

      Excluir
    4. Sou casada a seis anos com um dependente de cocaina.qndo o conheci sabia q ele praticava este uso.porem msm assim fiquei com ele.pois é uma pessoa maravilhosa.dia apos dia via ele se acabando e eu ali.e ele negava tudo.depois fui persebendo q ele havia parado.mais o demonio atentou de volta .hoje temos duas filhas e ele é um pai maravilhoso marido sensacional .mas infelismente esta usando po outra vez.ele dessa vez me confesou e qr ajuda pra parar mas tem vergonha de se internar procurar uma clinica.ele fica todo deprimido fica falando q é um ze ninguem.queria muito ajuda-lo pois o amo com toda minhas forças..nao qro abandonar ele nesse momento tao dificil.o q eu posso fazer pra ajudar

      Excluir
  9. realmente tem que querer muito e um dia de cada vez tudo tem seu tempo

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Fernando.
    Tenho um primo nessa condição. Não sei como ajudá-lo a querer sair dessa. É uma coisa nova, está acontecendo há pouco tempo, não sei dizer exatamente porque ele se envolveu.

    ResponderExcluir
  11. estou pasando por este problema c/ meu neto
    que tem 18 anos ta dificil ele esta rebelde
    demais ,ta muito frio e distante c/ a familia
    mas lendo seu depoimento me deu esperança
    so depende dele aceitar nossa ajuda estamo na luta

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é carlos,
    estava 1 ano cinco meses e 16 dias sem fazer uso do quimico semana passada usei, essa semana denovo to com muito medo da minha vida voltar aquele inferno, preciso de ajuda oque fazer.
    sozinho não dou conta.

    ResponderExcluir
  13. olá Fernando, tennho um namorado que se internou vai fazr 2 meses, eu nunca o abandonei até nos piores momentos de loucura da droga e ja são 4 anos de namoro, ja aguentei muitas situações que ja pensei em desistir,mas fui e estou ainda lutando junto com ele, briguei com todos meus familiares,que nunca aceitaram ele , até que agora ele se internou, rezo muitoo por ele e acredito muito na recuperação dele, ele ja esta bem mudado, fala muito em Deus, coisa que não era muito comum nele, apesar de não conseguir- visita-lo muito por causa da minha familia e do meu trabalho, sempre que posso entro em contato com a clinica para saber dele, as vezes até falo com ele pelo telefone, mas tenho medo da vida dele aqui fora apos o tratamento, mas mesmo assim vou apostar nele mais uma vez e não vou abandona-lo não!, gostaria de saber de como devo agir com ele, se voce puder dar alguns conselhos agradeço! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou na mesma situação e gostaria de saber quais são as dicas posso usar para me lidar com o meu namorado tbm acabado de desintoxicar.

      Excluir
  14. É um texto maravilhoso, me surpreendi com a sua força de vontade! Meus parabéns! Te admiro!

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu tenho lido bastante a respeito de drogas e os motivos que levam o indivíduo a usar drogas e umas das coisas que mais gostei foi o que eu li no seu blog, que a dependência química é uma doença comportamental, que só é detida com a mudança do comportamento autodestrutivo. Acho que com essas palavras você falou tudo.
    Eu sou uma codependente, falo que sou porque embora hoje, eu não esteja mais com a pessoa que me levou a ser uma codependente, essa doença deixou marcas em mim que levarei para sempre, escrevi um livro recentemente contando a minha jornada e tenho um blog também, em meu livro eu falo que o dependente químico, na maioria das vezes está adoecido antes de experimentar a droga, e de fato, eu acredito nisso, meu ex, também tinha problemas de baixa auto-estima, se sentia inferiorizado e por aí vai. Gostei do que disse sobre o caráter, porque meu ex, ficou anos limpo, quando nos conhecemos ele estava limpo há mais de dois anos e após um ano de namoro, ele recaiu, e tenho certeza de que muitos tiveram esse pensamento em relação ao carater dele, rotulando-o como sem vergonha, uma vez que ele já conhecia os efeitos do crack e voltou a usar.
    Eu, jamais ousaria a pensar algo do tipo, mas é uma pena que a nossa sociedade ainda não é capaz dde ver que a dependência química é uma doença emocional/fisiológica e não física.
    Parabéns pelos seus posts, que seu caminho seja iluminado. Só por hoje! (e sempre)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, pq vc nao esta com ele mais? vc abandonnou o seu ex por esse problema?.tenho uma historia de vida que ta parecida com a sua, to vivendo isso com meu marido e tem dias que peço a Deus força pra nao desistir dele;

      Excluir
    2. Meu namorado é usuário de crack ele negava q usava falava q usava cocaína ele confessou pra mim o uso do crack e pediu ajuda internei ele ontem numa clínica fica bem loge da cidada onde moramos não vou desistir dele Amo muito e sei da contada de q ele tem de deixar o vício

      Excluir
    3. Meu namorado é usuário de crack ele negava q usava falava q usava cocaína ele confessou pra mim o uso do crack e pediu ajuda internei ele ontem numa clínica fica bem loge da cidada onde moramos não vou desistir dele Amo muito e sei da contada de q ele tem de deixar o vício

      Excluir
    4. Meu namorado é usuário de crack ele negava q usava falava q usava cocaína ele confessou pra mim o uso do crack e pediu ajuda internei ele ontem numa clínica fica bem loge da cidada onde moramos não vou desistir dele Amo muito e sei da contada de q ele tem de deixar o vício

      Excluir
    5. Eu tenho Fé em Deus q todos nós vamos vencer

      Excluir
  16. Bom demais , perfeitoo !! principalmente nisto " Quem quer se recuperar não pode freqüentar bares, pontos de venda de drogas, baladas e similares. É importante saber, álcool é droga! Uma latinha de cerveja não mata ninguém, mas uma simples latinha de cerveja faz com que um dependente químico, acabe voltando ao uso de drogas! "

    ResponderExcluir
  17. adorei os comentários e difícil sai das drogas, mais como você disse a pessoa tem que enxerga que tem algo de errado com ela e querer se ajuda em primeiro lugar. Esses depoimentos serve de exemplo pra muita gente que é usuário , pra ajuda a sai dessa vida que só destrói as pessoas , mais com fé e determinação se vence tudo e com diz o ditado só a tentativa nos possibilita a conquista.
    Amei os comentário um abraço a todos e obrigado .

    ResponderExcluir
  18. Olá! Muita força para vc. Fernando!
    Aproveitando o nome do seu blog, penso ser vital para um dependente químico fazer uma viagem para dentro de si mesmo e descobrir quem é, quais suas fraquesas, onde está sua maior força, enfim, só assim ele pode perceber os sintomas que surgem antes de uma recaída. E para isso é necessário a ajuda de um profissional, pois um terapeuta é o guia que vai te dirigir nos caminhos desconhecidos do seu interior...

    ResponderExcluir
  19. Desculpem o erro de português: fraqueza é com z e não com s, como escrevi...Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Tenho um marido dependente,que fez um tratamento de 9 meses interno numa fazenda,apos a saida ele so ficou 5 meses sem o uso.Voltou e o que é pior achando que pode controlar.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite,
    Meu irmão é dependente químico há mais de 10 anos, hoje faz 20 dias deu sua primeira internação. Descobri que sou uma co-dependente, pelos meus pensamentos e emoções, acredito ser uma co-dependente. Mesmo ele estando internado e como disse sendo a primeira internação e fazendo só 20 dias, me sinto apreensiva com o retorno dele. Ontem foi o primeiro dia de visita e fiquei chocada, abalada etc... ele estava com dificuldades de falar e disse que era por causa dos remédios, eu não me senti bem vendo-o assim, fala mole e olhar um pouco distante... me abalou e a visita foi ontem e ainda não me sinto bem, estou preocupada com ele, com o tratamento, com a recuperação etc é uma mistura de sentimentos que não sei explicar, enfim.. foi um desabafo...
    Quando li a última frase - Funcionou para mim, funcionará para você! é isso que espero do meu irmão.
    um abraço, saúde, paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada busque a Deus,
      Pos só ele vai poder te dar forças espirituais e sentimental,
      Entre no sair o viciotemcura.com
      br.
      O vicio e um espírito, por sinal uns dos espíritos mas forte.
      E é só vencido através de orações fortes.
      E então esse espírito saindo a fissura acaba.
      Procure uma igreja universal que lá vão te ajudar e te aconselhar espiritualmente.
      Estou dizendo isso porque já vi pessoas com esse problema a 30 anos e foi liberto sem internação, só através de uma busca do espirito de Deus.
      Quando espírito do vicio sai, ele tem que ser preenchido com o espírito de Deus.
      Espero ter ajudado
      Se precisar falar comigo
      Meu imail débora_ribeiro31@hotmail

      Excluir
  22. Ola Fernando...Seu texto com depoimento de sua luta em se libertar das drogas eu achei de grande ajuda, tenho um filho q usa drogas " 20 anos se drogando, começou na maconha, foi p a cocaina injetavel, depois cheirar ate chegar no crack..ja foi internado varias vezes e nessa q do q depender de mim sera a ultima vez na visita em casa p ficar com a familia ele fugiu e so voltou 3 dias depois ..resumindo voltou pq nao queria ficar na rua..agora esta na clinica e sai daqui 2 meses..eu como mae nao aguento + cansei..e como vc msm escreveu a pessoa tem q querer.. quem sabe na rua ele pensa ...resumindo ele decide o q é melhor p ele..Fique com Deus..e q vc coninue assim dividindo conosco a sua vitoria e nos dando uma luz ...felicidades..abraço fraternos

    ResponderExcluir
  23. Que Deus te abençoe e renove as suas forças a cada manhã!!!
    Sei bem como é conviver com uma pessoas que usa drogas.

    ResponderExcluir
  24. Associação Projeto Respeitar
    http://projetorespeitar.org.br

    A Associação Projeto Respeitar oferece um tratamento em regime de internação que tem como objetivo recuperar a ação de viver sem drogas. A dependência química é uma doença incurável, progressiva e fatal(SE NÃO TRATADA). A Organização Mundial de Saúde reconhece a dependência química como doença. Uma doença é uma alteração da estrutura de funcionamento normal do organismo, que lhe seja prejudicial. Por definição, como a diabete ou a hipertensão(pressão alta), a doença da dependência química não é culpa do dependente; o dependente somente pode ser responsabilizado por não querer o tratamento, se for o caso. Exatamente da mesma maneira que poderíamos cobrar o diabético ou o cardíaco de não querer tomar os medicamentos prescritos ou seguir a dieta necessária. Dependência química não é simplesmente "falta de vergonha na cara" Não é um problema moral individual.

    ResponderExcluir
  25. ola fernando gostei mto do seu depoimento, agora sei q posso ter esperança meu marido é dependente já estive a ponto de deixa-lo, ele disse q sem mim não vai conseguir, ele quer deixar essa vida pois não quer me perder,sei q realmente só depende dele, e tento ter força p poder ajuda-lo a superar, a cada dia oro e peço ajuda a Deus.

    ResponderExcluir
  26. ola fernando adorei seu depoimento sou esposa de um depente quimico e luto para tira lo dessa vida e sei que conseguirei

    ResponderExcluir
  27. Fernando você é sem dúvida um milagre e está de parabéns pois está ajudando muitas pessoas com seu testemunho. meu subrinho de 17 anos saiu de casa, após uma briga com a mãe. confirmamos depois as suspeitas de uso de drogas. não sabemos ao certo quais. estamos sofrendo muito, mas ele não dá notícias. está bem revoltado e sua mãe muito arrependida de não ter tido paciência com ele.

    ResponderExcluir
  28. Recuperação sem clínicas é possível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recuperação é possível, com clínica ou sem clínica! Eu sou grato a Deus pela oportunidade de ter passado por uma clínica, foi maravilhoso para mim, mas não podemos condicionar a recuperação à internação, pois o princípio da recuperação é o desejo de para de usar!

      Excluir
  29. MEU NOME É VANESSA TENHO UM ESPOSO QUE ESTA ENTERNADO, EM CLINICA GRATUITA GOSTARIA QUE VOCÊ QUE PUBLICO ESSE ASSUNTO ENTRA-SE EM CONTATO COMIGO PELO FACEBOOK, ASSIM VC PODERIA DAR UMA PALESTRATA E AJUDAR OUTRAS PESSOAS, E MOSTRAR A ELAS QUE É POSSIVEL PARAR DE USAR DROGAS, POR FAVOR TEM MUITA GENTE NA CASA PRESISANDO DE UM INCENTIVO. DES DE JA AGRADEÇO. UM ABAÇO NO CORAÇÂO DE TODOS. VANESSA.XAVIER.SANTOS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  30. a todos que precisa de ajuda, entrar em contato comigo pelo facebook, tenho um lugar que pode ajudar sem ter valores abusivo,e que trabalha na obra de deus,mas precisam de ajuda e doaçoes. obrigado amigos e seguidores.

    ResponderExcluir
  31. Fernando boa noite, gostaria de saber se apos a internacao de 03 meses, o dependente quimico senti fissura ainda pelas drogas, pois tenho um ente muito querido internado momentaneamente???
    Abracos e que Deus continue o abencoando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vontade de usar drogas faz parte da recuperação, e o recuperando tem que aprender a lidar com ela, temos inúmeras ferramentas para nos mantermos limpos, podemos nos envolver em um grupo de recuperação onde iremos partilhar com pessoas que tem os mesmo desejos e vontades, mas nem por isso voltam ao uso. É necessário sermos honesto conosco e admitirmos que precisamos de ajuda, é necessário boa vontade para buscar a ajuda e é necessário mente aberta para aceitarmos a ajuda, não é fácil, mas é possível, se envolva com coisas positivas e saudáveis, eu me envolvo com comunidades de recuperação, grupos e igrejas, isso me ajuda e acredito que possa ajudar qualquer um, é bom saber que não estamos sozinhos nesta luta, pois sozinhos não dá, mas juntos podemos!
      Pela minha experiência posso afirmar que a vontade vai se atenuando conforme o tempo passa, hoje após mais de cinco anos de abstinência, sinto bem menos vontade que nos primeiros meses, mas mesmo assim tenho que continua praticando os princípios da recuperação, é bíblico: “O que está de pé, cuide para que não caia”. Só por hoje!

      Excluir
  32. É muito difícil mesmo, eu preciso encontrar o ponto de apoio em mim, assim me fixar na idéia de não usar, um desvio apenas é o subficiente para mudar o caminho, é claro que podemos voltar, mas as vezes o desvio é longo e de difícil retorno, mas a insistencia tambem pode se tornar um vicio, pois é assim que o usuario mantem o costume, então vamos nos viciar na tentativa, na insistencia, na vontade de conseguir, eu por exemplo, me atenho ao fato de que muita gente sofre comigo, não digo que sou o cara que está pensando muito nos outros, precisamos de certa forma pensar na gente, afinal, quem passa as 24 horas do dia conosco, quem convive em tempo integral com a gente, somos nós mesmos, eu busco pensar no bem estar das pessoas que estão ao meu lado, que sofrem comigo, ou mais do que eu, porque é uma forma de fixar uma idéia positiva, uma maneira de tentar encontrar aquele ponto de apoio, funciona, não funciona, mas no final, o que vale mesmo é a vontade verdadeira de mudar, palavra diícil, mas, vivemos baseados em regras, rotinas, para andar é preciso um paço após o outro, é preciso respirar, se alimentar e por aí vai, o que quero dizer é que, dependemos de muito, muita, muitos, muitas, mas principalmente de um só...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celso, fico feliz que estás engajado no propósito de ficar mais um dia limpo, concordo com tudo o que disse, necessito também mudar minha atitude destrutiva, aliás, essa é a proposta: "uma nova maneira de viver"...
      Desejo sucesso em sua viagem de recuperação, que a Graça, a Paz e o Amor de Jesus sejam uma marca em sua vida!
      Obrigado por prestigiar o blog!

      Excluir
  33. Oii fernando, sou namorada de um dependente, ele esteve na clinica por 4 meses, mais quis sai nao completo o tratamento, pois falo que estava bem, e queria vive a vida dele trabalha, e estuda..quase 2 meses na rua, a 4 dias atras ele deu uma recaida,e ia tinha falado pra ele que si ele desse recaida,eu ia termina com ele,nós somos evangélicos,porém isso ajuda muito ele na recuperaçao.terminei com ele no dia que ele recaiu,agora ele esta bem, 4 dias limpo, indo na igreja, mais eu senti muito em termina o relacionamento de quase 3 anos, enfrentei minha familia, amigos pra fica com ele.eu terminei pois pensei que deu essa recaida dpois de 6 meses sem usa, ele vai recai dinovo, isso é provável né?? ou si realmente ele quizé nao recai mais,mesmo recebendo seu pagamento, e nao tendo mais eu pra ti ajuda,e toma conta do seu dinheiro,. para nao recai,gosto muito dele,mais nao quero essa vida pra min. o que eu faço quero um conselho?.. Tdo de bom.. um abraço. Tamires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires, acredito na recuperação do seu ex-namorado, sei que é possível pois eu e muitos outros companheiros estamos nos recuperando um dia de cada vez, e se, nós conseguimos, qualquer um consegue!
      Acredito que você e ele terão muitos anos de vida para curtirem a vida matrimonial de acordo com a vontade de Deus, mas neste momento o que seu ex-namorado precisa é se dedicar a sua recuperação, frequentar grupos de recuperação, ir a igreja ler sobre recuperação, ler a Bíblia, fazer amizades saudáveis...
      Logo ele estará com uma recuperação mais equilibrada, praticando princípios de vida e não de morte, ai sim estará pronto para namorar e casar!
      Lembre-se, uma pessoa só pode dar amor após adquirir amor próprio!

      Excluir
    2. ai Tamires , minha e tipo a sua, so que eu sou casada com um recuperando de drogas e sofro tanto oo Meu Deus, fico sem saber o que fazer, quero uma vida ao lado dele , e ja e 4º vez que ele interna;

      Excluir
  34. Quando conheci me marido ele usava drogas, quando ele me pediu em namoro disse que teria que sair dessa vida e ele saiu depois de 3 anos nos casamos, depois de 3 anos de casado engravidei e na minha gravidez ele começou a usar de novo agora minha filha já tem 5 meses que ele me contou que durante a minha gravidez ele usou drogas por influencias de pessoas do trabalho mais disse que não é viciado e nunca mais vai usar, mais eu não acredito nele pelo fato de ter mentido para mim durante esse tempo estou desesperada, não sei o que eu faço, tenho vergonha de pedir ajuda da igreja pois somos evangelicos só Deus para me ajudar pois estou muito decepcionada me ajude!

    ResponderExcluir
  35. Oi Fernando , gostei muito do seu texto .. tenho um namorado que foi internado faz dois meses , estou indo contra meus pais para ficar com ele pois sei que ele é uma pessoa boa e sei que pode mudar . Mais tenho medo dele sair de lá e voltar a consumir drogas ... Não sei o que faço minha mãe me disse pra mim dar um tempo pra ele , mais tenho medo de dar esse tempo e ele sair de la e nao querer continuar mais comigo pois quando ele precisava de mim eu nao fiquei do lado dele . Queria que me ajudasse nessa minha duvida . Desde ja agradeço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula, sei que não é fácil se relacionar com um dependente químico, mas acredito que a maior força que há no mundo é o amor, a bíblia que é minha referência de vida diz que o amor tudo suporta, tudo espera e tudo crê, portanto, se você ama seu namorado e entende que ele é o homem da sua vida, creio que deva ficar do lado dele neste momento, pois isso é companheirismo. De que vale ter uma pessoa do nosso lado só para os momentos bons, a bíblia diz que o verdadeiro amor se aperfeiçoa na fraqueza, acho que Deus está lhe dando uma oportunidade de crescer e amadurecer ao lado deste rapaz e mais que isso, Deus dá uma oportunidade maravilhosa para vocês, como casal vencerem! Eu acredito na vitória de vocês!
      Ore, clame, se achegue a Deus, que Ele se achegará a você!

      Excluir
  36. Bom, pelo depoimentos do Fernando estou completamente feliz, porem fui usuário durante 5 anos e por força e atitude próprio consegui parar sem nada e ajuda de ninguem e hoje sei tomar minhas bebidas seja elas qual for com moderação, dificilmente fico de porre mas fico e sei que não uso mais drogas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, fico feliz que tenha parado com as drogas, mas não se engane em relação ao álcool, em minha experiência de uma década e meia envolvido com recuperação, passei por inúmeras recaídas, algumas delas se iniciaram com a ilusão de que conseguiria beber controladamente. Até que por algum tempo eu conseguia controlar, mas logo perdia o controle e estava novamente na lama da drogadição e em um nível pior que o anterior. Aprendi na prática que álcool é droga e o maior engano que existe no mundo da recuperação é achar que há diferenças entre as drogas, garanto que não, pois o fim de todas é sempre o mesmo!

      Excluir
  37. ola gente me ajudem meu namorado e dependente de crack faz 2 anos que estamos juntos de 1 ano pra ka ele deve 3 internacoes e ainda esta usando a droga me ajudem nao sei o que fazer mais estou sem chao as vezes penso ;em largar dele mais sei que sem mim ele vai piorar ele estava indo pra igreja mais parou nao sei mais komo posso ajudar ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiramente obrigado por prestigiar o blog, a razão deste é testemunhar que há vida após as drogas. Tenho certeza que seu namorado encontrará o caminho da recuperação, se apegue em Deus, ore, lute, chore e creia que vocês encontrarão o caminho da Paz!

      Excluir
  38. Oi fernando boa noite?
    eu sou rafaela casada a doze anos e a dois anos atras comecei um tratamento no caps, ele melhorou uns meses so q depois teve a recaida ai vieram muitas, quando deu dois anos certinho de tratamento ele teve uma recaida q eu nao aguentei mas e levei ele p morar com a mae dele, so que depois de dois meses voltamos a conversar e estou sabendo q esta tendo varias recaidas, quero ajudar mas tenho medo de me machucar pois ainda amo muito e nao sei oq fazer....

    ResponderExcluir
  39. Eu sou dependente,aceito q tenho esse problema e preciso de ajuda,so q pramim e pior pq meu marido tambem e,temos que parar juntos ou se separar,etambem tenho outra dificuldade,nao tenho o apoio da minha familia,nao sou nem convidada para datas comemorativas por puro preconceito..Isso doe muito pois me sinto so em uma guerra contra 10 mil homens,oque faço nesse caso pra amenizar a dor...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... imagino que sua situação não seja fácil. Mas creio no poder do amor de Jesus Cristo, e no que diz Sua Palavra...
      Senti no coração de compartilhar essa palavra com você: "Achegai-vos a Deus e Ele se achegará a você [...]" Está em Tiago 4.8 vale a pena ler todo este texto.
      Tenho certeza que os princípios contidos neste texto podem mudar sua vida.

      Abraços...

      Excluir
  40. OLá, boa tarde...tb me chamo Fernando, e eu usei cocaina por 14 anos, dos 20 aos 34 e sempre achei que não iria conseguir parar com isso....fiz muita coisa errada, gastei dinheiro com isso ao inves de guardar ou gastar com outras coisas que seria melhores.
    DEixei de fazer muuuuita coisa para as pessoas que viviam ao meu redor, em razão de eu estar sempre sem grana...mas enfim, num belo dia começei a falar pra mim msm, eu quero parar com isso e sempre pedindo muito pra Deus. e pareçe que por conta do destino começei a ter problemas de saude, tipo pressão alta e muita tontura....sindrome do panico etc...e corri num psiquiatra e abri o jogo, falei, quero parar de usar drogas e começei a fazer um tratamento com medicação e aos poucos fui parando....mas ele sempre me alertava...se vc usar droga e tomando essa medicação vc poderá ter problemas e até convulções e vir a morrer...então vc escolhe....sua vida ou a droga....imagina o que escolhi.....kkkkk hj faz 2 anos e 10 meses que não uso mais cocaina e não bebo nem nada....enfim, to com uma vida muito boa. sem internação....tenho grana tenho uma mulher legal e um carro mais novo....graças a Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fernando, meu noivo esta internado nesse momento, tb tem pressão alta e síndrome do pânico, mas onde ele esta eles dizem que não é bom o uso de medicações controladas pois ele precisa sentir o que lhe causa depressão e o leva a beber e usar cocaína!! Dizem que ele precisa sentir o que passa no seu interior, sentir e enfrentar de cara limpa, mas penso que as medicações podem ajudar muito, principalmente a síndrome do pânico!! O que você axa, que medicamentos você usa.. obrigada desde já!!!

      Excluir
  41. Muito bom pessoas aki ter resultado, eu infelizmente não aguento mais, nao tenho motivo do amanha espero q este meu fim, possa livras muito pois amanha não mais estarei aki... Não falei e não falarei pra minha familia, não é justo eles pagarem por um ato meu, nao quero q sofram... Meu limite termina aki!!! =[ Que Deus me tenha.

    ResponderExcluir
  42. Uma nova substancia chamada de IBOGAINA ou IBOGA promete acabar com a dependência das drogas e recuperar pessoas de depressões profunda. 100% das pessoas que tomam relatam que perderam totalmente a vontade de usar qualquer tipo de droga. O interessante é que 20% acabam voltando por habito e não por vontade de usar. Mas 80% de recuperação já é um feito jamais alcançado, digno de premio Nobel!
    Esta clinica faz o tratamento sem necessidade de internação e com valores e forma de pagamento acessível para todos www.ibtaibogaina.com.br
    Obs. repassem essa informação, você pode salvar não só o usuário, mas toda sua família!

    ResponderExcluir
  43. cleyton e meu nome gostaria de saber como e que faço para consseguir a ibogaina quero muito sair dessa sei que o remdio pode ser eficaz mais estou com muita vontade de sair dessa por favor me falem com faço pra consseguir pois ja tentei o site e nao conssegui.

    ResponderExcluir
  44. Eu sou mãe de um dependente de maconha e minha vida acabou deis do dia que descobri tenho tentado de tudo pra ele largar mais não estou conseguindo não tenho ajuda do pai eu tenho que salvar ele mas não sei como estou totalmente só ele tem 14 anos eu estava pensando de interna-ló mas depois de ler isso não sei o que fazer não tenho apoio de ninguem da família estou só nessa alias só não pois tenho Deus me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  45. meu filho usa crack eu estou desesperada não sei o que fazer ele usa todo dia alguém me ajude pelo amor de deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sei que palavras humanas, no máximo irão consolar seu coração por algum tempo, mas a Palavra de Deus é consolo eterno. O que posso te falar em meio a esta tribulação, é que se achegue a Deus, ele me salvou, arrancando minha vida das drogas, creio que o Senhor Jesus é quem pode libertar toda sua família.

      Excluir
  46. Oi Fernando gostaria de te agradecer por ter me dado força hoje. A minha historia nao 'e diferente de tantas outras que li em seu blog, meu marido ja chegou no fundo do poço e se levantou, fazia 3 anos que estava sem usar drogas, nesta semana senti ele meio abatido espiritualmente e como somos evangelicos oramos juntos tentei reanima-lo mas porem recentemente mudamos de cidade e estavamos meio afastados da igreja e meu marido mudou de emprego e financeiramente isso foi muito bom mas o ambiente sao de pessoas que bebem e fumam diferentes das pessoas que estavamos convivendo, entao comecei a perceber que ele estava chegando em casa com cheiro de cigarro e conversei com ele pra não fazer isso porque podia leva-lo a ruinas novamente, e entao ontem ele foi trabalhar e nao voltou pra casa, foi desesperador eu nao sabia como agir o que fazer, passei a noite chorando, orando, ate que amanhecendo o dia depois de um milhao de ligaçoes em seu celular me atendeu e pedi pra voltar pra casa mas eu nao sabia como recebe-lo se com pedras na mao ou com amor e compreensao, e acabei optando acho que pela forma errada com gritos, agredindo verbalmente, e depois me arredendi muito e pedi perdao e disse que sempre vou estar ao seu lado que o amo muito e que sempre estarei esperando de braços abertos e que juntos vamos vencer essa batalha.
    e cheguei a conclusao que nunca podemos nos afastar de deus.
    Mas gostaria que vc me ajudasse em uma duvida que tenho, o seu emprego e' muito bom ganha bem mas sinto que esta levando a ruinas espiritualmente a convivencia com pessoas "mundadas" , porque ele sai fortalecido de casa, sinto que ele nao pode se afastar um minuto de mim ele diz que sou sua fortaleza,gostamos muito de ficar juntos, mas basta um incentivo pra usar drogas ele vai cair, ate ja pensei nem que passamos por um pouco de dificuldade financeira mas abrir algo juntos, vc acho que isso pode ajuda-lo.

    ResponderExcluir
  47. Sou uma mãe desesperada viúva tenho dois filhos e todos dois são dependentes químico, um desde 14 anos hoje com 33 anos e o outro agora depois de velho a mais ou menos 6 anos começou a usar drogas hoje ele tem 35 anos, se um filho assim já é sofrimento imagine dois, eu todo dia pergunto a Deus porque eu tive esta sina? nunca bebi e nem fumei onde eu falhei? E este testemunho deste jovem me fortaleceu me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  48. Preciso na verdade de uma informação. Acha possível um dependente quimico de cocaina e alcool deixar de usar a cocaina e continuar fazendo uso do alcool sem mais usar a cocaina? Ou o uso do alcool esta associado a cocaina. Agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  49. muita forca,e coragem,parabens!!"

    ResponderExcluir
  50. Fernando como faco pra falar com vc.preciso de ajuda pelo amor de deus

    ResponderExcluir
  51. fui usuário de crack por dois anos forao varias tentativas de parar mais não conseguia fui humilhado por pessoas que eu achava que poderia me ajudar mais na derrota me levantei tive o apoio da minha mae e mulher bastou eu venci por que deus e fiel

    ResponderExcluir
  52. Oi Fernando, Parabéns! Que Deus continue te iluminando e abençoando grandiosamente. Há 4 anos atrás namorei um rapaz por alguns meses, ele tinha 23 e eu 19 eu moro na Bahia ele era do Sul e tinha vindo morar aqui à trabalho. Começamos bem e ele me confidenciou que já havia tido envolvimento com drogas, eu tinha um preconceito instalado à respeito desse assunto, fiquei com medo e acabei me afastando dele, ele não entendeu, sofreu muito com isso e se afundou de vez nas drogas. Perdeu o emprego e acabou voltando para o Sul, onde reconstruiu sua vida, conseguiu um bom emprego, começou a juntar dinheiro e a se levantar ficando também afastado das drogas... Nesse período de reconstrução dele nós mantivemos contato e ele me contou que já não estava mais fazendo o uso da droga e que estava mais amadurecido e consciente do que queria para a sua vida. Conversamos bastante e resolvemos reatar o namoro, como eu não poderia ir morar lá no Sul por causa da minha faculdade pois já estou para me formar então ele largou tudo e veio morar comigo depois de 1 ano que reatamos o namoro. Antes de vir embora para cá bem perto de vir ele usou duas vez e depois que já estava aqui comigo ele usou mais duas vez depois de mais de um ano sem usar recaiu 4 vezes em apenas 1 mês, eu fiquei arrasada, decepcionada, devastada e sem saber como lhe dar com isso. Ele é uma pessoa maravilhosa sempre me ajuda nos momentos em que mais preciso mais eu não sei se consigo lhe dar com isso Fernando. Talvez eu esteja sendo egoísta ao me negar a ajudá-lo mais é que eu não sei se consigo e até que ponto ele quer ser ajudado. Ele quer resolver isso se afastando de mim eu penso que seja melhor ele voltar pro Sul mais também penso em estar sendo fraca em nao dar apoio no momento em que ele precisa. Creio tbm que tudo isso seja uma provação espiritual pois sofri uma perda recentemente e desde então estou desestabilizada emocionalmente, inclusive na fé, pensando até em dar fim a minha própria vida, mas sei que é isso o que o inimigo deseja. Tenho muito de sofrer e muito medo que a minha vida vire um inferno. Preciso apenas de uma palavra de apoio Fernando, por favor... Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiramente obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo.
      Como cristão, creio e confio em Deus, sei que Ele sempre tem uma saída para mim, por mais que a circunstância seja contrária.
      A palavra que deixo para você está em Tiago 4.8 "Chegai-vos a Deus e Ele se chegará até você [...]".
      Busque a Deus minha irmã, chore em Sua presença, compartilhe com Ele seu problema e principalmente, deixe com que Ele mude sua vida!
      Se aceita minha sugestão, leia o Evangelho de Marcos, tenho certeza que Deus irá falar com você e sua vida será transformada pela palavra de Deus!

      Excluir
  53. meu noa sei como eu consigui sair deste mundo foi dificil mais eu fui mais forte e sai

    ResponderExcluir
  54. o mundo das drogas é um mundo onde parece que tudo é mutivo de alegria,ilusõens,um mundo sem tristezas.eu acho que fumava para sair um pouco da solidão,da tristesa,porque eu sempre fui sozinha ninguém meajudou a procurar ajuda

    ResponderExcluir
  55. estou tentando tb sair dessa estou um pouco otimista lendo esses comentarios to procurando ajuda acho q o primeiro passo eu ja estou dando

    ResponderExcluir
  56. Ola Fernando, primeiramente parabens por ter forças para lutar por sua vida, e por nao deixar que sua familia se sentisse um fracasso...
    soa casada a 3 anos e estou com meu esposo a 5 anos, casei sabendo do uso do crack, mais na intenção que depois de casada fosse conseguir mudar,ja fiz tudo mais tudo oq pude por ele,sou batizada na igreja evangelica mais quase nao frequento... ele chegou em um certo ponto de tirar as coisas de casa para vender de deixar faltar alimento para usar... eu tenho 21 anos tinha uma vida muito boa,mais agora nao consigo nem se quer comprar um presente, pq todo meu dinheiro fica na casa.Amo muito ele mais ja nao sei mais oq fazer, pois sei que alen desta droga, ele é um homem maravilhoso.as vezes penso q DEUS me esqueçeu... fernando por favor, preciso muito mais muito de um conselho.... grata e desculpa as abreviaçoes e erros ;)

    ResponderExcluir
  57. Olá Fernando, adorei o seu texto, me clareou bastante me dando um alivio de que é sim possivel quando a pessoa quer, meu namorado é usuario, e com a graça de Deus ele quer ajuda, mas ele tem uma familia nuito desestruturada, que só o ofende por ele ser usuario, e isso o revolta, moramos em cidades diferentes, portanto ñ o vejo todo dia, mais fds, mas sempre dou uma palavra de otimismo e conforto, pra que ele se sinta seguro e acolhido por mim, achei seu blog pq estava pesquisando recuperação sem internação, me foi muito util, obrigada, e continue traçando seus caminhos na presença de Deus.

    ResponderExcluir
  58. tem como vc me ajudar meu pai nao quer aceitar que e um depedente o que eu faco





    ResponderExcluir
  59. Bom dia, acredito que a única solução realmente é Deus.
    para vencer a droga é simplesmente confiar em Deus e encontrar forças nele para vencer as consequências que ela traz a saúde, geralmente as dores começam a aparecer 1 ou 2 anos depois muitos buscam novamente a droga mas os que realmente tiveram uma mudança mental completa sofre um pouco, é necessário buscar ajuda humana(medicina) mas principalmente em deus.

    ResponderExcluir
  60. Oi Fernando. Li seu texto, achei muito bom. Concordo com você em tudo. Queria sua ajuda. Meu namorado é ex usuário, está a mais ou menos um mês sem usar. Ele já ficou várias vezes meses sem usar, já foi internado por vontade própria, saiu. Ele se mudou da cidade que ele morava com a mãe pois lá ele não conseguia emprego e era muito fácil usar. Cidade pequena, até fiado ele conseguia e depois sobrava p mãe dele acabar pagando as dívidas que ele ia fazendo. Ela trabalha o dia inteiro e ele ficava o dia td sozinho e atoa, então era uma perdição. Faz 1 mês que ele se mudou, veio morar comigo. Consegui um emprego p ele, vamos e voltamos juntos do trabalho. Está tudo bem, nos amamos, somos muito carinhosos um com o outro. Já passamos por muitas situações difíceis, já busquei ele em boca, já perdi coisas que ele trocou. Inclusive já tentamos morar juntos uma outra vez, tava tudo indo bem mas do nada ele teve uma recaída e estragou tudo. Dessa vez estamos fazendo diferente pois ele está trabalhando, ocupando o tempo (da outra só eu trabalhava e ele ficava o dia sozinho). Mesmo assim estou morrendo de medo dele recair porque apesar de nos darmos muito bem ele fica procurando motivos pra causar brigas comigo. Um simples detalhe que passaria em branco ele faz questão de transformar numa tempestade, aí faz pirraça, sai da cama, dorme no chão, diz que vai embora... E é sempre assim que começa, sempre que as coisas começam a dar certo ele cria situações para estragar. Quando ele ta nervoso ele fala que a gente não vai durar porque brigamos muito. Mas já estamos a quase 3 anos juntos,e é ele que causa confusão por qualquer besteirinha. Eu evito o máximo dar motivos de estressá-lo, mas não precisa ser nada grave, qualquer coisinha já é motivo. Não sei o que fazer para mantê-lo calmo e feliz, sem se auto enganar. Por favor, me dê um conselho. Talvez se eu mostrar pra ele o que você respondeu ele caia em si e veja que é ele que está se enganando mais uma vez para tentar se destruir de novo.

    ResponderExcluir
  61. Olá Fernando, gostaria de conversar com você, estou com um problema muito grave com meu noivo, gostaria de conselhos para saber lidar melhor com a situação e poder ajuda-lo. Se puder entre em contato comigo por e-mail: bedi-110@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  62. preciso de ajuda para ajudar meu irmão

    ResponderExcluir
  63. a tristeza e muito grande acho que eu preciso de um psicólogo, amo tanto meu irmão e não sei como começar a ajuda-lo tatianafaustino@ig.com.br

    ResponderExcluir
  64. Meu nome é Mr. Paul Smith , vou gostam de compartilhar o meu testemunho a todos os
    pessoas neste fórum porque eu nunca pensei que eu iria receber o meu noivo de volta que
    Significa muito para mim. A garota que eu queria casar -me deixou 4 semanas para o nosso
    casamento para outro homem, quando eu liguei para ela que ela nunca respondeu às minhas chamadas e
    também me excluído no Facebook . Quando eu fui para o seu local de trabalho, ela disse-lhe
    chefe e todos em seu escritório, ela nunca queria me ver de novo. Eu perdi o meu
    trabalho como resultado deste , devido à depressão e desgosto, minha vida virou
    de cabeça para baixo e tudo mudou para o pior.

    Eu tentei tudo o que pude para recuperá-la , devido ao amor que eu tinha por ela, mas tudo
    não exercitar-se até que eu conheci um homem na minha viagem para a África para alguns
    oportunidades de negócios que eu tinha sido enfermagem alguns anos atrás. Ele parecia um bom
    cara, então eu abri e disse-lhe o meu problema e tudo o que eu tinha passado
    através na tentativa de obter de volta o amor da minha vida e como eu perdi meu emprego . ele
    me disse que ia me ajudar, e embora parecia impossível eu tinha um pouco
    da fé, tudo graças ao desespero que habitava dentro de minha alma . ele jurou
    ele iria me ajudar e me convenceu , dizendo-me a razão pela qual meu
    namorada me deixou , juntamente com alguns segredos escondidos da minha vida. Eu estava
    espantado quando ouvi isso dele . Ele disse que iria lançar um feitiço para mim e
    Vou ver os resultados no próximo par de dias.

    Eu viajei de volta para os EUA no dia seguinte, eu liguei para ele quando cheguei em casa e
    ele disse que tinha comprado todos os materiais necessários para os feitiços e estava ocupado
    expulsá-los , ele disse que eu ia ver resultados positivos nos próximos 2 dias.
    Como um relógio em uma tarde quinta-feira, o meu noivo me ligou exatamente
    12:35 e pediu desculpas por tudo o que ela tinha feito , ela disse que nunca soube o que
    ela estava fazendo e seu comportamento repentina não foi intencional e não prometeu
    para fazê-lo novamente, se apenas eu aceitá-la de volta. Juro-lhe que era como um
    sonhar ouvir isso dela . Quando terminou a chamada , liguei para o homem e
    Disse-lhe o meu noivo tinha chamado , mas ele me disse que eu não tinha visto nada ainda,
    ele disse que eu ia conseguir meu emprego de volta em 2 dias o tempo, e nesse sábado,
    altamente antecipando , eles me chamaram a minha ex -office que eles queriam que eu
    retomar o trabalho na segunda-feira e que eles iriam me compensar pelo tempo
    desperdiçado Eu tinha passado em casa sem fazer nada. Minha vida está de volta em forma, eu tenho
    meu emprego de volta , e eu tenho o meu noivo de volta , que por sinal eu estou muito bem casado
    até hoje com as crianças.

    Para mim, este homem é realmente poderoso , se tivéssemos mais pessoas como ele no
    o mundo o mundo seria realmente um lugar melhor. Ele também ajudou a
    Alguns dos meus amigos para resolver muitos dos seus problemas pessoais , que tem
    deixou-os felizes e satisfeitos com a vida. Estou postando isso para o fórum para
    qualquer um que esteja interessado em entrar em contato com o homem para ajudar. Você pode enviá-lo
    uma mensagem através de e-mail @ ; Priestotutujuhayasolutionarena@gmail.com

    Eu não posso dar o número dele porque ele me disse que não quer ser
    perturbada por muitas pessoas , mas ele disse que o seu e-mail era um meio seguro para
    alcançá-lo e irá responder a quaisquer e-mails o mais rápido que podia. Espero que ele ajuda
    você com muito ...... Tenha fé e boa sorte !

    E-mail @ ; Priestotutujuhayasolutionarena@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Tenho um amigo viciado, ele é um amor de pessoa, quer ficar firme na igreja e não consegue, os amigos não deixam ele parar, dou conselhos ele ouve, mas continua tudo de novo. o que eu faço? pois acho que ele está gostando de mim.

    ResponderExcluir
  66. Sou um adcto e fiquei internado por 8 meses e recai mais não quero mais viver na quele infernoo . perdi meu celular mais agora vou me esforça mais para lidar comigo mesmo ,. . quem poder me ajudar me adc no facebok , Bruno Brevilieri tenho 18 anos

    ResponderExcluir
  67. Gostaria do entrar em contato com você Fernando por email para tirar umas duvidas... tem como me passar?

    ResponderExcluir
  68. Ola, namoro a 5 meses e meu namorado usa cocaína 1 ou 2 vezes por semana e fica a noite toda gasta todo o dinheiro, chega até vender as coisas,eu não sei o que fazer eu nunca passei por isto não sei como lhe dar toda vez fico brava e quero terminar ele chora e diz que é. Mais forte que ele, por favor me ajudem não sei levar está situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou casada com um dependente químico, há 15 anos, descobri o seu vício no segundo ano de casada. Tentei várias portas para tirá-lo do vício, igreja, grupos, internação, amor, compreensão, fúria, desprezo, tudo mesmo. Mas não adiantou nada, os anos passam e ele não melhora. Só que agora estou decidida a me separar e deixá-lo viver da maneira como ele quer... não aguento mais vê-lo se destruindo e ter que ficar quieta ou lutar sozinha, por algo que não sou eu que uso, não sou eu que me destrou, mas sou quem sofre e me preocupo com o dia de amanhã e com o futuro do meu filho. Pra mim chega se ele prefere a droga, que fique com ela.

      Excluir
  69. Eu estou tentando tirar meu namorado das drogas mas ele não entende , ele ta acabado me doi tanto ver ele assim os pais dele so sabe gritar , xingar fala que vai interna e ele fala que vai mata todo mundo quando sai de la eu não to mais aguentando ver ele morrendo aos poucos , peço a Deus todos os dias que tire ele dessa vida , meu namorado não assume que é um viciado ;/

    ResponderExcluir
  70. gostei muito do texto me identifiquei muito com o que vc disse,sou um dependente químico em recuperação e nesta ultima volta ao uso eu segui alguns princípios com base no 12 passos de na e recomeçei sozinho do fundo do poço..com a direção do poder superior é claro..DEUS TE ABENÇOE !!

    ResponderExcluir
  71. ola eu estou passan do pelo um momento dificil pq acbei de descobrir que o meu irmao e usuario nao ssei se ele aindaa e viçiado queria ajudar

    ResponderExcluir
  72. sei como é mas entregue para deus ele fará o melhor por você.

    ResponderExcluir
  73. Minha mae esta dependente das drogas tenho apenas 14 anos mais quero ajuda-la de qualquer jeito
    O pior eh q quando ela recai ela sai pra rua e c ninguem for attas dela e revirar a cidade intera ela nao volta
    Preciso de ajuda pois eu ainda quero viver com ela ao meu lado e com ela limpa
    Vou na igreja cm minha vo mais minha mae nao mora cinosco e nao vai a igreja
    Estou desesperado preciso de ajuda para ajuda-la

    ResponderExcluir
  74. Parabéns Deus o abençoe hj e sempre.. Amém....

    ResponderExcluir
  75. Oi tenho um namorado que e dependente tento ajudar de todas as formas , sofro muito pq ele acaba pegando minhas coisas dentro de casa para sustentar o vício não sei mais o que Fasso ele mora comigo e já mandei ele embora três vezes e ele voltou pq eu deixei sempre pensando em ajudalo já tem dois meses que ele voltou para casa e esta indo para igreja comigo mais estou de férias e tive que viajar por uma semana mais estou achando que ele não esta bem não consigo falar com ele e olha que ele estava com um telefone e com certeza não esta mais , estou muito preocupada pois se ele tiver feito alguma coisa não sei o que vou fazer so peço a Deus que me ajude a fazer a cousa certa pois gosto muito dele e não quero perdelo!!! Obrigado pelo pela sua postagem sei que vai me ajudar muito ..

    ResponderExcluir
  76. É isso ai fernando parabens to comessando minha luta luta hj minha esposa terminou comigo mais ainda nao foi embora. de ksa acho q ela qr muito me ajudar pois ela tbm sofre muito


    ResponderExcluir
  77. Ola sou um viciado já não aguento mais essa cituação!!! Minha familia me ama todos já sabem mas já não sei se vale apena continuar vivendo !!! orem por min amigos obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb sou viciado e estou perdendo o q mais amo minha mulher e minha filha nao sei mais o q fazer estou desesperado

      Excluir
  78. Oi sou viciadoem drogas e estou perdendo o q e mais importante pra mim minha mulher e minha filha nao sei mais o q fazer

    ResponderExcluir
  79. Gostei muito do texto.
    Nunca fui viciada mas tenho conhecidos que o são. A verdade é que nunca compreendi muito bem a razão de recaírem mesmo depois do dito tratamento, mas o seu testemunho esclareceu-me.
    E tudo isto mostra apenas uma coisa: Apenas a própria pessoa é que pode mudar o seu destino.

    ResponderExcluir
  80. tenho um dependente químico em casa .Depois de 16 anos recaiu no álcool, usava maconha, parou há um ano e voltou com o alcool .somos evangélicos, mas parece que entra num ouvido e sai pelo outro as pregações. É batizado, parece que nunca se converteu . é agressivo, toda vez que recai diz que vai parar, qualquer stressezinho, volta a beber é agressivo,, fica dias sem conversar comigo e ofilho. o que faço? quero me separar dele, pois não aguento mais não sou psicóloga, psiquiatra de ninguém.

    ResponderExcluir
  81. Hoje faz exatamente um ano que as drogas não me usa,voltei a ser pai,filho,irmão e marido.Passei por internações e não funcionou pois, ainda queria usar controladamente e não tem jeito é realmente uma doença.Só funcionou quando aceitei que uma é pouco e mil não basta,só por hoje tenho escolha e digo não as drogas e sim a vida(.N.A) NA VEIA

    ResponderExcluir
  82. queria muito ajudar o meu namorado ,mas ele diz que nao usa so que ele usa.. fica mentindo, a familia dele sofre muito. o que eu faco nao aguento mas essa situacao e eu amo muito ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha esposa sabia que eu usava mas tinha medo da exposiçao e se omitia por 3 anos ela só perguntava e eu dizia não uso. Então cheguei a situaçao drastica não a culpo e nem me culpo mas numa situaçao de droga o que tá vendo a pessoa se droga tem ciencia e certeza que essa pessoa ta se destruindo mas o drogado acha que tá no controle que ninguém quenao usa percebe que ele usa. Sou dependente a 9 anos de cocaina e até hoje luto pra continuindo as doses. Se lpgo que comecei a usar e todos descobrissem e tivesse me pressionado da forma que soupressionado hoje pode ter certea eu não taria nessa. Mostre esses relatos ao seu namorado o convença que e autosabotagem o que ele faz na vida dele.

      Excluir
  83. oi fernando meu nome e sandra e meu filho esta enternado ha 04 meses e esta totalmente melhor tem 17 anos ,mas tenho muito medo quando ele sair nao sei como reagir ajudar oque me aconselha

    ResponderExcluir
  84. Eu usava cocaina sempre que bebia só 1 ou 2 vezes isso no fim de semana durante 5 anos. Minham esposa deconfiou algumas vezes mas nunca me perguntou pois eu consegui durante esses 5 anos manter minha vida sem muitos problemas. Até que vieram os problemas que a cocaina causa mas pra minha esposa eu relatava que era a bebida e ela me fez prometer que não ia mas beber então assim eu fiz pra não destruir meu casamento. Eu consegui parar de beber e hoje já faz 3 anos que não bebo. E logo vc pensa parou de beber então parou de cheirar! Não! Eu fiquei terrivelmente pior passei a cheirar sem beber e em pouco tempo todos os dias e não sinto nenhum efeito de prazer atualmente só me da tristeza e euforia. Creio que não uso cocaina pra buscar prazer sefosse issojátinha saido da cocaina pro crack pois dizem. Mas já fui burro 1vez quando experimentei alcool eu gostava de ir pras festas beber era um barato mas fui mas burro ainda quando cherei a 1 vez porque me disseram eu ia aguentar mas bebida mas tambem não me disseram que a coca tirava o barato da bebida e virce versa. Eu não consigo entender como eu não encontro um meio de lutar contra a droga de mim que vive em mim. Espero que vc que está lendo os relatos esteja aqui fazendo uma pesquisa escolar e não esteja como eu a procura desesperada de algo que eu nem mesmo sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Sou esposa de um dependente..Se voce quer mesmo sair da droga..lute por isso! Não se lamente. Admita que seu cérebro está dependente, mas voce pode lutar contra isso..basta querer e ter força.. Busque a ajuda da sua família e a de Deus. Sei o que sua esposa passa..não deixe que ela se esgote e canse..garanto que ela te ama muito pra estar do seu lado ..dê valor a isso antes que você perca. Força..Tem um grupo de pessoas que vão estudar a bíblia na sua casa gratuitamente..É só solicitar neste site que os que estiverem mais perto de você vão na sua casa no horário e dia que você desejar. jw.org. É assim que meu marido está lutando contra o Crack.

      Excluir
  85. Olá sou adcto e nao aguento mais apenas quero viver mas esta cada dia mais difícil

    ResponderExcluir
  86. Esta sendo uma luta mas vou superar

    ResponderExcluir
  87. meu ex e dependente quimico e eu queria poder ajudar ele sair dessa pois ele nao aceita que ele e dependente quimico mas eu tenho fe em deus para tira ele dessa gente me ajuda como posso fazer

    ResponderExcluir
  88. oi meu nome e Renan tenho 28 anos sou dependente quimico (cocaína)há 12 anos estou desesperado preciso de ajuda não sei oq fazer ja penssei varias vezes em suicidar se alguem puder me ajudar d alguma forma que Deus abençoe =/

    ResponderExcluir
  89. meu nome e Renan tenho 28 anos sou usuario há 12 anos estou desesperado não consigo parar de usar cocaína ja perdi muito dinheiro.carros,motos e o mais importante minha familia eu tento fico uns dias sem usar semanas ja fiquei 9 meses mais quando recai voltei usando muito mais q eu já usava ja penssei em suicidar varias vezes queria que Deus me ajudasse não aguento mais se alguem puder me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan, meu e-mail é ap.ortega@hotmail.com
      Entre em contato para trocarmos experiência de força, fé e esperança!
      A vida vale a pena, continue lutando!

      Excluir
    2. obrigado Fernando entrarei em contato que Deus te abençoe

      Excluir
    3. asista esse video
      https://youtu.be/gqvuRgc8Gn8

      Excluir
  90. internamento pra muitos nao adianta pelo contrario atrapalha to liberto a 15 anos nunca me internei força de v e fe em deus

    ResponderExcluir
  91. Oi tenho 21 anos a um ano atrás fui usuário de crack pessado cocaína maconha lança cigarro álcool e etc... ate que um dia fui para na emergência de um hospital não precisei de clínica essas coisas pra mim recupera apenas tinha que perceber que tinha que ter uma vida saudável longe das drogas comecei fumando maconha depois cocaína veio o crack ai e me perdi graças a Deus hj eu trabalhador prático esportes me alimento bem estudo apenas encaro como uma lição de vida versão 2.0

    ResponderExcluir
  92. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

    ResponderExcluir
  93. Graças a Deus e a Fé em Cristo Jesus, fui totalmente liberto de mais de 20 anos de vício, e o mais impressionante é que não fui internado, não tomei remédios, não tive abstinência e o melhor sem recaídas.
    Gostaria de deixar bem claro que tentei parar por si próprio e não tive êxito, procurei ajuda médica e também não adiantou.
    Após muito sofrimento, tive a oportunidade de aceitar Cristo Jesus como meu Único e Suficiente Senhor e Salvador, e comecei a ir em cultos para ouvir a Palavra de Deus, até que um belo dia desses aconteceu o Milagre e a Libertação TOTAL.
    Já se passaram mais de 3 Anos, e hoje estou transformado pelo Evangelho de Jesus Cristo, sou uma nova criatura em Cristo.
    A Maior esperança que um dependente químico pode ter é em Cristo Jesus.
    Mas é lógico que a pessoa tem que querer muito e reconhecer que precisa de ajuda.
    Se, pois,o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36
    Graça e Paz sejam com Todos!!!

    ResponderExcluir
  94. Oi amigos acabei de recair já estive internado umas 4 vezes fazendas clinicas e ficava de pé e recaia não quero mais tenho 26anos moro canoas RS tenho filho agora e minha esposa não quero perder eles recai uso d crac eu acho que eu tenho o problema bipolar sei lá fico bem pelos tempo depois recaio não quero mais isso pra min eu não quero ficar longe do meu filho mais sei que pra eu mudar tenho que ir pessoas ajuda estes comentários são muito bom e ajuda a passar por mais um dia a dia ......

    ResponderExcluir
  95. Oi amigos acabei de recair já estive internado umas 4 vezes fazendas clinicas e ficava de pé e recaia não quero mais tenho 26anos moro canoas RS tenho filho agora e minha esposa não quero perder eles recai uso d crac eu acho que eu tenho o problema bipolar sei lá fico bem pelos tempo depois recaio não quero mais isso pra min eu não quero ficar longe do meu filho mais sei que pra eu mudar tenho que ir pessoas ajuda estes comentários são muito bom e ajuda a passar por mais um dia a dia ......

    ResponderExcluir
  96. Meu marido, que tbm se chama Fernando tem uma história bem parecida cm essa. Após 4 meses de internação voltou pra casa e em 3 meses voltou a se drogar. Mas ficou muito pior do que era antes. Bebê muito mais, tornou-se agressivo, impaciente e ontem tomei a decisão de sair de casa, após muitas agressões físicas, verbais e psicológicas. Hoje só posso dizer que lamento ter deixado ele entrar na minha vida, pois destruiu tudo o que eu tinha. Por mais que eu tente nunca vou entender. Boa sorte na tua caminhada e que Deus te de forças pra seguir vitorioso

    ResponderExcluir
  97. Infelismente os mas ambientes levam um Depedente voltar a usar drogas novamente

    ResponderExcluir
  98. Ola Fernando tem muito medo do meu namorado ter recaída novamente já é a 4 internação

    ResponderExcluir
  99. Olá a todos! comecei a usar drogas com 18 anos, acredito que a falecimento do meu pai foi um dos fatores para iniciar o uso, conseguia ficar de um até dois anos sem a maldita, mais quando menos esperava, lá estava eu novamente fazendo uso de drogas,precisei passar por uma grande dor,com 25 anos acabei sendo baleado por um bandido, ficando paraplégico, por conta de ser confundido por um dedo duro dá boca de fumo... Hoje minha vida e em cima de uma cadeira de rodas,gostaria que aquele maldito dia em que conheci as drogas,não tivesse existido, pois carrego dentro de mim um profundo arrependimento,sei que não posso mudar isso, pois ficará uma marca para sempre,mais a minha salvação foi Deus aquele que me ergueu, deu a suas mãos e tem me posto de pé em sua presença, hoje sirvo a Deus levando meu testemunho ah muitos que estão infelizmente nessa vida, peço a Deus que os livres dessa maldita droga, pois entendo é sei que ninguém quer viver dessa forma, pois é sub humano, Que Deus dê forças a todos que estão lutando para se livrar das drogas Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  100. O Grupo de Recuperação é uma empresa de referência nacional com grande experiência no direcionamento, auxílio, tratamento e encaminhamento para internação de dependentes químicos, além de oferecer todo suporte necessário aos familiares.
    www.grupoderecuperacao.com.br

    ResponderExcluir
  101. Meu noivo estava limpo a dois anos, foram dois anos maravilhosos e no dia 15/02 teve a primeira recaida eu já sabia que isso ia acontecer de novo, recebeu apoio dos patrão e meu como sempre durante essa caminhada que enfrentamos juntos, porém ontem 01/03 veio outra recaida, muito pior que antes ele passou a tarde todo usando cocaina. Eu tô destruída por dentro chorei muito e fiquei com muita raiva de tudo e dele tbm,pois tem uma vida perfeita ele nunca foi de usar frequentemente era raro antes de me conhecer tudo começou a 5 anos atrás com a morte do pai dele e um "amigo" que convidou. Porém não desisti dele ainda mas sinto que perco a força a cada dia que passa e a tristeza aumenta no meu coração e pior não tem pra quem contar quem desabafar. Amo ele demais é uma pessoa incrível. Mas tenho medo só futuro. Fomos convidados a participar de um centro espírita e ele tem gostado muito. Rezo a Deus pra dar forças e ele possa passar por mais essa recaida e se reerguer novamente. Pessoas que tem familiares nessa condição, amar é fundamental mas se amar antes de tudo é a chave eu hoje sou coodependente dele e assumi e tbm tô fazendo tratamento para melhorar. Se amém acima de tudo se estiverem mesmo afim de continuar ao lado deles, pois é triste e as vezes a fé é posta em dúvida nessas horas.Muita luz e fé em Deus a todos, força na caminhada e não desistam de uma vida melhor e de um futuro maravilhoso.

    ResponderExcluir
  102. Muito Bom seu artigo o Instituto Viver Sem drogas também ajuda pessoas a se livrarem do vício do álcool e das drogas: http://www.viversemdroga.com.br/index.php

    ResponderExcluir